IMG 0822

Presidente da Ompetro liderou comitiva em busca de soluções para a crise econômica que municípios da região vem enfrentando.

 

     O Prefeito de Macaé, Dr. Aluízio, Presidente da Organização dos Municípios Produtores de Petróleo do Estado do Rio de Janeiro, liderou comitiva que se reuniu com o Ministério da Fazenda na última terça-feira, dia 15. Posteriormente a Ompetro também se reuniu com a assessoria direta da Presidente para assunto de municípios.  

      A reunião, que contou com a presença de Prefeitos e lideranças políticas de diversos municípios da Ompetro, teve ainda a presença da diretoria do Banco do Brasil, e tratou da busca de soluções para a queda orçamentária que os municípios vêm enfrentando com a crise internacional do petróleo, que fez despencar o preço do barril, e consequentemente, os valores dos repasses dos royalties.

      O objetivo da Ompetro era propor medidas para repor receitas dos municípios, após a queda do repasse dos royalties. Conforme o Presidente da Ompetro antecipou durante a primeira reunião oficial da Ompetro neste ano, que aconteceu em fevereiro, em Rio das Ostras, a reinvidicação dos municípios é que o Governo Federal conceda aos municípios o mesmo direito que concedeu ao Governo do Estado do Rio, quando permitiu que este fizesse um empréstimo de R$ 1 bilhão de reais com a União.

      Na reunião com a assessoria da Presidência, a Ompetro obteve apoio para o acolhimento do pleito de tratamento isonômico deferido ao Estado. Segundo a Ompetro, foi comunicado que a Presidência iria interferir no processo junto ao Ministério da Fazenda. Já na reunião com o Ministério da Fazenda, foi comunicado que a união abriria, então, até o limite global de R$ 3 bilhões, crédito para que os municípios possam realizar operações que tais, à luz do que logrou prever a Resolução nº02/2015, que alterou a Resolução 43/2001, ambas do Senado Federal. 

      Diante desta informação, a Ompetro rumou para o Banco do Brasil, Diretoria de Governos, onde o Diretor competente então assegurou que recebeu o comunicado do Ministério da Fazenda e que o banco tem interesse em reproduzir as condições aplicadas à operação com o Estado. O Banco do Brasil sugeriu que a comitiva se reunisse com a Secretaria de Tesouro Nacional no dia seguinte (16/03), a fim de obter orientações de atos que devem ser adotados pelos municípios interessados. Na ocasião, O Prefeito de Macaé e Presidente da Ompetro, Dr. Aluízio, entregou ainda uma carta de agradecimento ao Senador Crivella, agradecendo pelos expressivos esforços dedicados a causa de um milhão e meio de pessoas que vêm passando por necessidades e privações nos municípios produtores do Estado do Rio de Janeiro. 

 

 

 

fonte: Diário da Costa do Sol e Ompetro